terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Uma história pequenina.

.
.

.






.
A Mãe preferia uma menina
O Pai não se importava
E as Avós? Uma menina
E os Avôs? Uma menina
E as Tias? Uma menina
Afinal foi uma menina e ficaram todos contentes
.


.
Bebé nasceu no dia 26 de Julho de 1942 às 17 horas e 45
Em Lisboa na Maternidade Bensaúde
É rapaz ou rapariga? Rapariga
Outras notas Levou bastante tempo a nascer, trazia uma circular do cordão e era muito parecida com a mãe. A primeira pessoa que a viu foi o pai e depois foi a Srª Drª Elisa Moura, entretanto chegavam os avós que a viram em seguida.
.


.
.
Depois de muitas reuniões de família ficou Manuela Pinheiro Pinto Nogueira no dia 22-8-42.

.
.
O Bebé sorriu pela primeira vez no dia 7 de Dezembro e depois disso tem sorrido já várias vezes, sobretudo para a mãe que lhe dá a maminha.
Para quem? Para o pai que lhe fez gaifonices.
Depois dos 3 meses começou a palrar e a rir-se para os pais; já agarra nas rocas e outras coisas para levar à boca.
No dia 21-XI-42 brincou muito com os papéis quando estava sentada ao colo da mãe; quis agarrar uma rãzinha de madeira e um cãozinho pequenino de loiça.
De então para cá tem rido bastantes vezes; agarra já as coisas com bastante precisão, levanta a cabeça durante algum tempo, mantendo-se assim, a olhar para o que a interessa. Já segue com a vista as pessoas, levantando a cabeça para continuar a segui-las quando desaparecem.
Gosta muito de estar sentada (5 meses) mas isto acontece poucas vezes pois é muito pequenina.
.
.
.
Foi vacinado no dia 21 de Outubro de 1942
Chorou? Chorou um pouco porque também estava com fome, pois foi na hora da mamada (4h da tarde). A vacina pegou. Passou muito bem durante topo o tempo, só 1-2 dias esteve muito rabugenta
Quando tinha cerca de 3 meses e meio levantou a cabecinha da almofada, fazendo esforços para se levantar quando estava no Jardim da Estrela.
Quando o pai ou a mãe lhe dá a mão já agarra e puxando já se senta e olha muito admirada para tudo.
Agora que já tem quase 4 meses (faltam 4 dias) morde o beicinho de baixo e anda um pouco com a língua de fora, babando-se já.
Desde os 3 meses de idade toma leite “Moça” 2 vezes por dia, ao meio dia e às 8 horas, 100 g de água para 2 colheres de chá de cada vez. Sempre gostou muito.
.
.
.
.
Passeou pela primeira vez em 6-9-43 ao Jardim Botânico acompanhado da mãe, pai, Carlos, Mª Isabel e Manuelzinho.
Quanto ao mais que aconteceu Mamou lá, dormiu, e depois quando veio para casa chorou e custou muito a adormecer. Durante toda a semana seguinte tem feito os seus passeios, alguns dias mais do que uma vez, mas parece que quando chega a casa não vem muito satisfeita, parece que quer mais passeio, pois chora sempre um bom bocado.
No Sábado, 12, saiu logo depois de almoço, veio para casa, como de costume chorou; depois da mamada às 9h, como já estava calmazinha adormeceu logo e os pais foram ao cinema. Quando vieram estava a menina a dormir e só acordou às 5h da manhã.
No dia 1 de Janeiro, foi ao J. Zoológico com o pai, a mãe, o Carlos, a Idalete e o Manuelzinho. Gostou muito, divertiu-se bastante.
.
.
Bebé fez a primeira gracinha em: Fez a série de testes, com 6 meses e 29 dias, do Bühler e H Metzer (Labor, 1934), sendo todos positivos para a idade correspondente (7º mês), 9 positivos para o 8º mês e 4 para o 9º 10º mês. No dia 19 de Março assistiu ao almoço dos pais sentada na sua cadeirinha azul. Por esta altura já se virava no berço e punha de joelhos muita vez. Já passeia na rua também de cadeira.
Por volta da 3ª semana de Março começou a pôr-se muitas vezes de joelhos no berço e a pôr-se em pé, apoiando-se aos lados do berço (8 meses), já esboça o movimento para fazer palminhas.
Aos 9 meses começou a bater palminhas; já dizia “adeus” e “onde a galinha põe o ovo”.
.
.
.
O primeiro dentinho do Bebé revelou-se no dia 24-5-43 (descobriu a Mª Isabel)
Sofreu muito? Nem se deu por isso. Quando aparecer de todo será anotado. Faltavam 2 dias para fazer 10 meses quando apareceu o 1º dentinho (incisivo inf., médio, direito). Poucos dias depois apareceu o 2º dentinho (o incis. inf. médio, direito). Ao ano tinha 8 dentes
No dia 10 de Janeiro de 1944 começou a fazer uma série de sessões de R.U.V. em dias alternados.
,
.
.
Papou pela primeira vez quando tinha 5 meses e meio
O quê? Caldinho de carneiro
E gostou? Não gostou a primeira vez mas depois já comeu bem. Gosta mais de caldinho de galinha.
No dia 27 de Janeiro de 1943 começou a comer esparregado e papinha de banana. Não gostou, deita tudo fora, mas vai comendo.
Neste mês e em Fevereiro continuou a comer caldo de carneiro, esparregado e papa de banana, além de 2 biberons de leite de vaca (200 gr de leite, 2 colheres de chá de açúcar e 1 c. chá manteiga).
Com 7 meses e meio começou a comer fígado raspado misturado com o caldo de carneiro e o esparregado e 2 bananas, uma com o leite e açúcar e a outra dividida ao meio com sumo de laranja e açúcar em cima do biberon de leite.
Esta dieta modificou-se depois aos 9 meses: leite (200 gr), farinha maizena (1 colher de chá), açúcar. Puré de batata com cenoura, puré de feijão, ervilha, fava, etc. …;  caldo de carneiro, laranja, banana.
.

.
Tirou o 1º retrato em 12-9-42 e os dois seguintes em 26-I-43
.


.
Bebé fez o primeiro tem-tem (no dia) por volta dos 9 ½ meses. Só fez 2 vezes.
Quem testemunhou o facto? o pai, a mãe, a Mª Isabel. Já anda encostada ao park
Cerca dos 8 meses e meio a menina teve de noite uma indigestão, vomitou muito, no dia seguinte teve febre, perdeu o apetite e apareceu constipada e com um pouco de tosse. Esteve assim uns dias, melhorando e piorando; não se notava mais nada mas a certa altura a menina começou a queixar-se do ouvido esquerdo e apareceu otorreia. Começou a tomar sulfatiasol (1c. ½ por dia) durante três dias; foi melhorando mantendo-se ainda o corrimento nasal durante algum tempo. Começou com bom apetite, tanto que aumentou dos 8 para os 9 mês 450 gr.
Aos 10 meses voltou a ter nova indigestão gástrica que passou depressa.  
.

.
Deu os primeiros passos na idade de 11 (onze) meses, muito vacilantes e com medo de andar.
Ajudado por quem? pelos pais e pela Maria
Depois deste notável feito, caiu? Caiu, várias vezes, perdeu o medo e agora (1 ano) já anda.
.
.
.
Disse a primeira palavra por volta dos 9 ½ meses
Qual foi? Pai (ó Tai)
Quem ouviu? o pai e a mãe
Daqui em diante começou a dizer melhor pai; e diz cão, esboça o gesto de chamar e ao mesmo tempo diz cá e por volta dos 11 ½, 12 meses começou a dizer ma-mã.


.
PRIMEIRO ANIVERSÁRIO
Que lhe deram?
Teve várias prendas: chapéu, vestido, sapatos, meias, combinação e calcinhas. Outro vestido, outros sapatos, outro vestido; vários pares de meias, e muitos bonecos (1 coelho, uma boneca, um elefante, 1 pá com 3 formas, 1 cão, etc. …) 1 anel, e dinheiro.
Foi tirar o retrato e ficou muito bonita.
Recebeu um postal da amiguinha Mi (Mª Sofia).
.





.


Quais foram os factos mais notáveis da sua infância? No dia 6 de Dez. de 1943 fez a 1ª inj. de vac. anti-dift. (anatoxina de Ramoso) no C. de Saúde. Uma semana depois teve um acidente febril (38º, 39º) com vómitos, anorexia, conjuntivite, rinite que passou ao fim de 3-4 dias.
No dia 27 de Dez. de 1943 fez a 2ª inj. de vac.: 6 dias depois fez num dia somente febre a 38º sem mais sintoma nenhum. No dia 18 de Janeiro de 1944 fez a 3ª inj. de vac. anti-dift.


.
.
Escreva aqui o seu nome
Manuela Pinheiro Pinto Nogueira
a sua idade
4 anos
e a data
Lisboa 5 de Janeiro de 1947
.
-,
.,~.~


Não, não me perguntem quem era e o que lhe aconteceu depois. Esta é uma história pequenina que começa e acaba aqui. Mais, não sei. Comprei este álbum na Feira da Ladra e devolvê-lo-ei a quem provar pertencer-lhe. Nem sei sequer se ainda é viva. Nasceu, cresceu, teve as febres da idade, passeou no Jardim da Estrela. Tudo aí está, meticulosamente anotado no álbum da menina dos pais. Enquanto isso, lá fora uma guerra mundial fazia mais de 60 milhões de mortos. Uma história pequenina nos escombros da História grande.  
Para a Diana e para o Gonçalo, que vão ter um bebé.


António Araújo


3 comentários:

  1. Que delícia de reportagem e que bom ter descoberto este blog :-)

    Abraço, Rita Ferro

    ResponderEliminar
  2. Caro António Araújo,
    a minha amiga Manuela Pinto Nogueira ficou encantada e muito surpreendida com o seu post e gostaria imenso de entrar em contacto consigo! Não encontramos endereço mail de modo que me pediu para lhe deixar as coordenadas: ccastroalmeida@netcabo.pt ou pelo telefone 969006922.
    Parabéns pelo seu blog que tem imenso interesse.
    Cumprimentos cordiais
    Vera

    ResponderEliminar
  3. Quando não andamos a brincar aos Índios e Cowboys, gostamos de ler o Malomil.
    E partilhámos o vosso post.
    http://indiosecowboys.blogspot.pt/2014/10/uma-historia-com-final-feliz.html

    Saudações índias!

    ResponderEliminar