segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Homo homini lupus.

 
 
 
Explorers Club, Nova Iorque


 
Ficamos impressionados pelas imagens do que o ISIS anda a fazer na Síria e no Iraque. Um antigo rapper do Reino Unido terá sido o assassino e decapitador do jornalista O executor e decapitador de James Foley era um rapper  britânico, ao que parece e se afirma aqui.
Parece que quanto mais avançamos para o Oriente, maiores se tornam os atrasos. – foi uma frase que li há poucos dias no fantástico Drácula, de Bram Stoker.
Mas sem entrar em questões de Oriente ou Ocidente, sem ter de chamar Edward Said ao barulho, vi há dias estas imagens da Grande Guerra, cujo centenário este ano assinalamos. Oriente ou Ocidente, o problema é sempre o mesmo, e chama-se raça humana.
 
 

 

12 comentários:

  1. Saímos da fotografia manipulada para a fotografia banalizada. (No sentido que Hannah Arendt lhe deu). Estou a ler o livro da Susan, muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Se me permite, recomendo também este, ainda que muito discutível:

    http://www.amazon.com/Abu-Ghraib-Effect-Stephen-Eisenman/dp/1861893094

    Cordialmente,

    António Araújo

    ResponderEliminar
  3. À frase de Thomas Hobbes, prefiro a de Sartre "O Inferno são os outros".
    Claro que ambas se aplicam como um fato feito por medida a todas estas barbaridades.

    ResponderEliminar
  4. Tenho a certeza ou quase que o Said não concorda com o Hobbes.
    A última cronica da A L Coelho cita um filosofo contemporaneo que acha que nós(simplificando)voltamos sempre "ao mesmo" ou se formos á mais badalada Harendt: A violencia é em última análise a forma como nós desempatamos as questões ou de uma forma mais futebolistica:Vamos a penaltes ou seja a guerra.Tambem não descarto ter percebido mal.
    Acho por outo lado que o fato do eventual executor ser Ingles vem provavelmente colocar mais algumas questões sobre as identidades assassinas como dizia o libanes.

    ResponderEliminar
  5. A citação está errada. A máxima de Plauto é homo homini lupus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, vou já corrigir. Muito obrigado!

      Cordialmente,

      António Araújo

      Eliminar
  6. Os muçulmanos sempre foram especializados na degola, mas a questão não tem nada a ver com ocidente - oriente. Para nossa desgraça - ainda não vimos nada, os desoladores islamitas não vêm do Oriente mas do Ocidente, dos subúrbios de Londres, de Marselha, Madrid ou Paris.

    ResponderEliminar
  7. desoladores também, mas era mesmo degoladores que queria escrever

    ResponderEliminar
  8. Pois é tivemos os paises da ex jugoslavia e as suas barbaries Agora a Ucrania com os seus passeios de prisioneiros.É dificil acreditarem nas nossas lições de civilização.
    Talvez as camaras de gaz sejam menos sangrentas que as degolas mas não sei se são mais civilizadas.Ja sei pouca coisa ou melhor cada vez menos certezas.

    ResponderEliminar
  9. Nunca é bom comparar degolações com câmaras de gás. O Shoah, nas suas várias dimensões, estava envolvido em situações de guerra, mas ultrapassava esse faceta. Parece haver quase um antissemitismo larvar nessas comparações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, quero dizer se é larvar e eu não tenho consciencia do fato talvez, mas não estava sequer a comparar o "objeto "mas a forma de exterminio ou pura e simplesmente de assassinato .Ok?

      Eliminar