quinta-feira, 21 de agosto de 2014

The Bill & Melinda Gates Foundation (sucursal de Loulé).




 
Entrada senhorial, com portão electrónico, ou seja, automático
(daqueles basta carregar no coiso que a porta abre por ela)














O Antigo Almoxarifado, em estilo mudéjar Primark.
Actualmente, bar-convívio «A Gata». 










A Alameda das Princesas (ou Alameda do Arvoredo Hula-Hoop)






Aspecto geral da edificação, vendo-se em primeiro plano a casa-de-banho social



Zona formal, para convidados, com travejamento apainelado em estilo para melhor




Outro ângulo da zona formal, com cadeiras seja-breve em nogueira de tipo toda maciça





 








O velho Páteo Eu-bem-te-disse-Jorge-Armindo-que-aquele-buraco-era-um-perigo-para-o-miúdo 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
A REMAX volta a surpreender e, como sempre, volta a surpreender positivamente. Desta feita, no exclusivo segmento The REMAX Collection, vem a terreiro o Castelo do Moinho, em São Clemente, concelho de Loulé (Algarve). Para termos uma ideia, e pálida, do bichinho que hoje aqui apresentamos, dir-se-á apenas que se trata de um T10 que, pela módica quantia de 9.000.000 €, vai bem aos mercados com várias valências, tais como «Vistas Exteriores», «Vista – Montanha», «Porta Automática» e «Estilo Mediterrânico». Isto sem contar, naturalmente, com «Vista – Aberta», «Saneamento Básico», «Local Sossegado» e «Perto da Auto-Estrada». Estamos, em suma, perante uma construção tardo-medieval da década de 1980, portanto bastante tardo-medieval. Reza assim a crónica de apresentação, lacrada com a chancela REMAX:
 
 
 
 
Uma propriedade única no seu género, uma Referência, e um Privilégio. A imponente aparência, expressa de forma respeitosa e seletiva o distanciamento. Uma única sensação de prestígio e fortuna que nenhuma outra propriedade consegue transmitir. Visitantes impressionados não conseguem conter o seu espanto quanto lhes é dito que é uma propriedade privada. Com uma área bruta de construção de 1860 m2 e uma área total de terreno de 46.800m2, O Castelo de Moinho está localizado em zona central do Algarve, apenas a 15m do aeroporto internacional de Faro, e com acesso imediato á autoestrada A22. A construção deste exemplar, foi iniciada nos anos 80 e é uma demonstração de Arte. Os trabalhos manuais complementados com tecnologia atual, foram concebidos para um estilo de vida moderno. Durante 20 anos vários calceteiros trabalharam nesta obra-prima. Enormes blocos de pedra existentes no terreno foram talhados manualmente, muitos numerados como há séculos atrás. Não existe outra maneira. A paixão pelo detalhe está constantemente presente. Este lugar intemporal é um original, e uma bem-sucedida combinação arquitectónica entre um forte, com os seus 80 metros de fachada recortada, e as suas torres, fazem lembrar ao longe um espaço da idade média, e um palácio de influência mourisca, com os arcos típicos, claustros, jardim suspenso, e pátio Andaluz. Esta combinação inesperada, proporciona uma harmoniosa aliança entre a Guerra e a Paz. O complexo é composto pela edificação central, um pavilhão central, e dois, por vezes três pisos ao longo da muralha. A configuração pitoresca oferece distintivas, totalmente independentes e separadas zonas de acomodação, todas com vista mar. Previstas 7 suites, mas podem ser mais. Esta particularidade será bem-vinda pelos proprietários e pelos seus convidados, entre família, amigos ou para encontros profissionais ou de negócios. Uns degraus acima, ainda na muralha um salão de 220 m2, dá acesso ao pátio com 1000 m2 com vista panorâmica para o oceano no horizonte. Noite, a iluminação da cidade de Faro ao longe salta à vista, bem como a linha costeira, ao mesmo tempo que o espetáculo romântico do interior do castelo, pela iluminação dos claustros e na zona central da piscina. Os inúmeros exemplos de trabalhos feitos à mão ilustram bem na opinião de um arquiteto e um construtor que não se conseguiam comprometer em termos de honorários, orçamento ou prazo para o final da obra. Tais detalhes de execução, tal como portões, portas, janelas, arcos, colunas de pedra extraídas de grandes blocos são simplesmente impressionantes. Todo o edifício consiste maioritariamente em intervenções manuais. Demorou um quarto de uma vida a construir.
A propriedade está composta por 6 lotes de terreno: o Castelo, o Moinho, e 4 terrenos rústicos.







2 comentários:

  1. É extraordinário! Eu já tinha visto o mostrengo, da auto-estrada, mas não pensei que fosse a Xanadu pimba que a Remax vende com prosa adequada… Deixe-me partilhar, António Araújo!

    ResponderEliminar
  2. Acho que a conheço muito bem de vista dado ir para Tavira todos os anos.Nunca me passou pelos neurónios que pudesse valer nem metade do valor pedido quer dizer eu nem de graça queria a não ser para praticar lançamento de granadas.Seria um luxo.Deus é grande Alá é maior e a Remax o seu profeta.

    ResponderEliminar