quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Eu vim de longe: Gerald Bloncourt.

 
 
 
 
 


 



 
 
 
 















O meu amigo Onésimo lembrou-me a existência deste blogue, o blogue de Gerald Bloncourt. Já em tempos havia falado aqui de uma história extraordinária, a da petite portugaise, que mereceu uma não menos extraordinária reportagem de Patrícia Carvalho nas páginas do Público.
Bloncourt acompanhou a saga dos portugueses em França desde a década de cinquenta. Depois, nos anos sessenta, a época do grande salto, fotografou-os em Hendaia, nos comboios do Sud, nos bidonvilles dos arredores de Paris. Esteve cá logo nos primeiros dias a seguir ao 25 de Abril, acompanhou o 1º de Maio. Antes disso, percorreu Portugal de lés a lés – e é impressionante ver como éramos em 1966, o ano do Eusébio e dos Magriços. Concentrei-me nas imagens de França, mas o blogue de Bloncourt tem muitas fotografias dessa época, da Beira e de Trás-os-Montes.
Já existem vários livros sobre a emigração portuguesa. Um, publicado na altura, é uma reportagem de Nuno Rocha. Até já existe um livro, pelo menos, sobre Bloncourt e a sua obra. O melhor trabalho académico que conheço é da autoria de Victor Pereira (um abraço, Victor!), indiscutivelmente um dos grandes livros publicados este ano em Portugal: A Ditadura de Salazar e a Emigração. Bloncourt foi o fotógrafo que acompanhou mais de perto esta sangria de gente, entre lama e chuva e casas de zinco. Portugal deve-lhes muito, mais do que algum dia lhes poderá pagar. Já houve mostras interessantíssimas, como uma que esteve patente na Torre do Tombo, mas para quando uma grande exposição sobre a emigração portuguesa?    





2 comentários:

  1. Percebo que se tenha que fazer fretes aos amigos. É uma coisa universal. Sempre encapotada. Mesmo em que se afirma ser diferente e atira pedras aos outros (por exemplo à libertina marquesita de Sade socialista)... Mas alguém já leu mesmo o livro do Victor Pereira e a sua insistência recorrente na tese burra de ligar a emigração durante o Estado Novo Novo aos interesses de uma perversa e poderosa burguesia agrária?! Parece o pior Fernando Rosas da década de 1980.

    ResponderEliminar
  2. Qualquer pessoa aqui que já passou por uma experiência de desgosto emocional vai entender como me sinto e vai entender como fiz qualquer coisa para recuperar o amor da minha vida até que encontrei o grande profeta, tudo parecia impossível e comecei a perder a esperança de conseguir o meu amante de volta porque ele foi embora e me disse que nunca mais queria me ver em sua vida e eu tenho sido a bruxa por trás de sua falta de progresso e ele não pode progredir na vida. mas depois de se encontrar com o grande príncipe profeta, ele me devolveu o meu amante algo que eu nunca pensei que fosse possível e eu me tornei motivo de chacota para todos em casa e no trabalho, até mesmo seu sócio nos negócios riu de mim e me xingou. agora estou sorrindo quando meu convite de casamento é dado a eles para também obterem ajuda deste bom homem se você precisar de feitiços de loteria Contate-o através do endereço de e-mail doctoriyaya@gmail.com ou o número do WhatsApp é +2349055785722 visite o site dele você pode encontrar sua solução lá www.https: //dr-iyaya-herbal-remedy.webnode.com

    ResponderEliminar