sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

The life and times of Prof. André Ventura.

 
 
Prof. André Ventura, a escrever (em público)
 
 
Já com novo livro anunciado, desta vez com a famosa apresentadora de televisão Maya, André Ventura assina mais um título - «As 50 Razões para Mudar para o Sport Lisboa e Benfica» - e falou-nos um pouco deste novo projeto...e sobre outros desafios futuros!
Prof. André Ventura, mais um livro, em apenas dois meses…está numa fase muito produtiva?
Bom, eu diria que ando inspirado (risos). Confesso que, no meio das múltiplas obrigações a que estou adstrito – aulas, exames, televisão, etc. – a escrita é a única coisa que não tem ficado para trás. Não posso estar sem escrever…
 
O que acha que as pessoas vão pensar de escrever sobre temas tão variados, do último livro sobre corrupção ao novo título sobre o Benfica?
 
Sinceramente não me preocupa muito o que possam dizer sobre isso. Apesar de estar, por gosto e vocação, associado ao comentário de justiça, sinto-me um comentador generalista. Estudo, preparo-me e faço análises da situação política e até desportiva. Porque não haveria também de escrever sobre tudo isso? Quando estudava na Faculdade de Direito, muitos dos meus colegas achavam divertido que eu me inscrevesse para participar em todo o tipo de tertúlias – desde o teatro francês à guerra no Iraque – e tivesse sempre uma opinião a dar (risos)
 
Mas em Portugal talvez…
Talvez não seja muito bem visto um Professor universitário e um comentador de justiça escrever sobre futebol! Acho que é uma mentalidade pequena e de alguma tacanhez, assente na ideia de que existe uma elite intelectual que se deve encerrar nos gabinetes das universidades e dos centros de investigação. Não tenho essa perspetiva, acho que devemos escrever, pensar e refletir sobre os temas que interessam às pessoas e à sociedade. Se gosto de escrever sobre futebol escrevo, mais nada! Com responsabilidade e empenho, mas escrevo!
 
Porque não fazem isso outros colegas seus académicos?
Não é bem verdade! O Prof. Jorge Bacelar Gouveia, por exemplo, é provavelmente o melhor constitucionalista português da atualidade (juntamente com o Presidente da República eleito a 24 de Janeiro) e é Presidente do Conselho Fiscal do Sporting. O Dr. Rogério Alves foi bastonário da Ordem dos Advogados e é comentador num programa de futebol. Como vê…
 
Tem de reconhecer, no entanto, que escreve a um ritmo avassalador?
Gosto de escrever. Sempre que tenho tempo escrevo. Comentar, escrever e lecionar são as três coisas que mais gosto de fazer na vida, se esta frase se pode pronunciar assim… (risos)
 
O que procura com tantos livros? O Nobel?
Estou-me nas tintas para os prémios da elite literária. Honestamente. Quero é ser lido, chegar às pessoas, transmitir uma mensagem nos vários livros que escrevo. Romances, livros jurídicos, análise desportiva, o que quero é que a minha mensagem chegue ao maior número de pessoas possível. Os meus amigos gozam-me que estou há anos a dizer que vou chegar ao top de livros mais vendidos em Portugal. Até agora ainda não aconteceu. Mas todos os dias trabalho para isso. Haverá de acontecer! Quero ser o escritor mais lido em Portugal. Não pelo lugar em si, mas porque significaria que cheguei verdadeiramente onde quero: ao coração das pessoas, às suas casas, Às suas horas de lazer ou de paixão, ao seu tempo!
 
De que trata verdadeiramente este livro «50 Razões para Mudar para o Sport Lisboa e Benfica», escrito com a Maya?
Foi acima de tudo um projecto divertido…que nasceu das várias circunstâncias em que tentei converter os meus amigos sportinguistas e portistas a mudarem para o Glorioso. Como nunca tive sucesso prometi-lhes que iria transpor para um livro todas essas razões. Ai está ele. Com uma vantagem: junta uma grande mulher e uma grande benfiquista que é a Maya. Não podia ficar melhor…
 
Acha que vai converter muitos sportinguistas ou portistas com este livro?
Duvido…mas pelo menos que os faça pensar! (risos) E, ao mesmo tempo, que seja para os muitos adeptos benfiquistas uma fonte de conhecimento adicional: ali encontrarão parte da história e dos títulos do SLB; as estatísticas mais importantes; a comparação com os rivais em troféus internacionais, as histórias mais emblemáticas, etc.
 
A quem gostaria especialmente de oferecer este livro?
Sem dúvida, ao Bruno de Carvalho (risos), mas também aos meus amigos Jorge Amaral e Paulo Andrade, da CMTV. Acho que vou pedir para lhos entregarem…
 
Em poucos meses o livro “Justiça, Corrupção e Jornalismo” e “50 razões para mudar para o SLB”. É para parar durante algum tempo ou teremos novidades ainda este ano?
 
Parar??? Isso nunca! Ainda durante este ano sairá a público a biografia oficial de Luís Filipe Vieira, também da minha autoria…Mas gostava de sublinhar isto, tenho tido a sorte de ter excelentes co-autores nas minhas obras. No primeiro livro que referiu tive a preciosa colaboração do Miguel Fernandes (CMTV), um dos grandes jornalistas do nosso tempo nas áreas da segurança, justiça e socorro. Agora neste último livro a Maya, que dispensa apresentações mas que engrandece qualquer obra…
 
Alguns projectos novos para além da literatura? Política?
Sei o que me está a perguntar mas deixe-me dizer-lhe que estou completamente concentrado na escrita e na televisão. É onde me sinto melhor. Sem qualquer pretensiosismo, sinto-me num estúdio de TV como peixe na água. Gosto da análise, do comentário, do debate. Já lhe disse da última vez: se me deixarem hei-de estar na TV até ao último dos meus dias. Terão de me tirar de lá à força (risos)
 
Referiu-se à (sic) pouco ao TOP de livros em Portugal, onde nunca chegou mas quer chegar. E se nunca acontecer?

Isso seria mau para si. Porque eu não sou de desistir e isso significaria que continuariam a sair livros a um ritmo alucinante e lá teriam vocês que fazer mais entrevistas (risos). Acho que nesse caso alguém se lembraria de me oferecer uma espécie de top honorífico. Algo do género: já lá chegaste, agora poupa as pessoas... (risos)

 
aqui:
 


 
 

1 comentário:

  1. Não sei quem é o senhor Doutor, só sei que não são precisas tantas larachas.
    Para mudar para o SLB basta uma razão, querer o melhor.

    ResponderEliminar